Conheça a previdência privada e invista em um futuro de possibilidades

Conheça a previdência privada e invista em um futuro de possibilidades

O que é previdência privada?

A previdência privada nada mais é do que uma alternativa ou um complemento à pensão do Estado. Trata-se um plano no qual os indivíduos contribuem com seus ganhos para que lhes seja paga uma previdência privada após a aposentadoria. É uma excelente alternativa para assegurar as finanças da família após a aposentadoria e teve um crescimento significativo no Brasil em 2019, após a aprovação da reforma trabalhista.

Mas não parou por aí. Entre janeiro e maio de 2021, houve 91,7% de crescimento na captação líquida, de acordo com a Federação Nacional de Previdência e Vida (FenaPrevil).

Resumidamente, existem dois tipos de planos: os planos abertos, que são comercializados por instituições financeiras e regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep); e os planos fechados, os famosos “fundos de pensão”, criados por organizações para atender seus colaboradores, cuja fiscalização é efetivada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Quais são os principais planos?

Há dois formatos de previdência privada:

1- Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): no ato do resgate, o IR incide sobre o valor total, considerando o valor principal e os rendimentos. Este plano é indicado para quem utiliza o modelo completo na declaração do IR, usufruindo dos benefícios fiscais com a dedução das contribuições na renda bruta tributável, no limite de 12% ao ano.

2- Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): não inclui os mesmos benefícios fiscais do PGBL. Entretanto, a incidência do IR recai somente sobre os rendimentos – e não sobre o valor principal das referidas contribuições.

A partir da definição do plano que se deseja seguir, são definidos os valores investidos e a periodicidade, e os fundos coletados são colocados em investimentos de renda fixa e variável, escolhidos pela seguradora, afim de gerar rendimento a longo prazo.

Passado o período do plano, pode-se fazer o resgate dos aportes e dos seus rendimentos de duas formas: em saques mensais ao longo de anos ou em saque único.

Principais benefícios da previdência privada

Uma das inúmeras vantagens da previdência privada é assegurar a tranquilidade e estabilidade futuras, gerando uma fonte de renda adicional que possibilita manter o padrão de vida após a aposentadoria. Deve-se destacar, ainda, a aplicação de longo prazo: os investimentos que envolvem riscos mais elevados costumam ter resultados vantajosos a longo prazo.

Além disso, os planos são personalizados, adequando-se ao perfil de cada investidor.

Agora que você já conhece os benefícios de investir em uma previdência privada, não perca mais tempo. Solicite agora mesmo seu orçamento! Aqui na Howden, é fácil, rápido e seguro. Envie uma mensagem para info@howdenharmonia.com.br ou entre em contato pelo Tel: 11 3054 4777.

social position
×

Clique na ajuda abaixo, você será direcionado(a) para nosso WhatsApp

×