Employee Experience: o que é, como aplicar e quais são os benefícios para a sua empresa

Employee Experience: o que é, como aplicar e quais são os benefícios para a sua empresa

O foco das empresas está na satisfação do cliente, logo, grande parte dos esforços das corporações é investido para captar, encantar e transformar o consumidor final em um grande defensor da marca. Porém, o que muitos empresários não sabem é que ter esse mesmo engajamento dos colaboradores gera resultados satisfatórios no relacionamento e também produtividade em toda a equipe.

O Employee Experience trata exatamente disso: criar estratégias para motivar e engajar os colaboradores a vestirem a camisa da instituição e se engajarem como equipe. Assim, o colaborador e a empresa criam um elo único, trabalham pelos mesmos interesses e buscam juntos mais resultados.

Se você quer saber como funciona esse método e como aplicar na sua empresa continue a leitura.

O que é Employee Experience?

O Employee Experience é a experiência do colaborador, que pode ser validada como boa ou ruim, dependendo da forma em que a sua estratégia é aplicada.

O foco principal do método é estreitar o relacionamento com a equipe gerando proximidade, intimidade e aumento da produtividade a partir de incentivos e bônus fornecidos pela empresa. O processo de experiência deve acontecer desde a contratação do colaborador até o seu desligamento, já que a lembrança da marca do seu negócio pode acompanhar o profissional por toda a sua trajetória.

Funciona para qualquer segmento de empresa?

Sim, toda empresa pode pensar em estratégias para melhorar ainda mais a experiência do colaborador. A melhor forma é compreender as necessidades de cada departamento e estudar maneiras de melhorar ainda mais.

Independentemente do segmento, grande parte dos colaboradores busca ambientes profissionais que estejam alinhados com os seus propósitos e valores pessoais, valorizem seus talentos e habilidades e tenham possibilidade de crescimento profissional. Fica aí um grande ponto a ser explorado dentro da sua empresa.

Preciso contratar alguma empresa para implementar o Employee Experience?

A contratação de empresas para a inovação da experiência dos seus colaboradores vai depender das necessidades identificadas na pesquisa com sua equipe. Por exemplo, empresas que prezam pela qualidade de vida dos colaboradores fora da organização podem contratar ou desenvolver parcerias com academias, restaurantes, seguro de vida e muitos outros.

O que sua empresa ganha com o Employee Experience?

Agregar valor e mostrar quão valioso seu colaborador é para a empresa é o primeiro passo para transformar o relacionamento entre toda a equipe. Isso porque, de acordo com Ana Maria Aires Gonçalves, coordenadora de RH da Harmonia, o Employee Experience aumenta o sentimento de pertencimento dos membros do time, fazendo com que se sintam e ajam como donos do negócio.

 

E os benefícios não param por aí. “Aderir ao Employee Experience faz com que o ambiente da empresa seja mais agradável, seguro e confortável. É possível utilizar ferramentas tecnológicas e modernas que otimizem a rotina de trabalho dos colaboradores, incluindo plataformas de treinamento para qualificação, além de um bom ambiente cultural, onde a empresa prese pelo estilo de liderança que valorize e esteja alinhado à cultura organizacional. Tudo isso coopera para o engajamento e aumento da produtividade de todo o time”, destaca Ana Maria.”

Lembre-se de que o funcionário é o primeiro cliente de uma corporação, portanto, criar uma experiência personalizada é fundamental se você quer ter verdadeiros defensores da sua marca.

Com um bom marketing de relacionamento, ótimo desempenho da equipe, funcionários motivados, preparados, saudáveis e unidos, sua empresa só tem a ganhar.

 

Como aplicar de forma prática?

Agora que você já viu os benefícios da aplicação do Employee Experience, com certeza quer saber como realizar de forma prática essa experiência. Então, confira algumas dicas para iniciar:

  • Pesquise: faça uma pesquisa interna para compreender como os seus colaboradores se sentem, qual é a percepção e quais sugestões eles podem dar para melhorar. Esteja preparado para ouvir os feedbacks.
  • Planeje: seja realista na hora de planejar. Consulte a liderança das equipes, profissionais de Recursos Humanos, administrativo e diretores. Essa é a hora de planejar como melhorar ainda mais seus processos.
  • Aplique: mostre para a sua equipe os benefícios e como funcionarão os novos processos.
  • Acompanhe: mensure e compare os desempenhos pontuados na etapa do planejamento. Neste momento você poderá alterar sua estratégia ou mantê-la, dependendo do resultado.
  • Continue: mesmo que essa primeira estratégia não dê bons resultados, continue mudando e inovando. Isso é fundamental para que a sua empresa sempre esteja em constante desenvolvimento.

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