No ambiente de trabalho as máscaras podem ficar guardadas, RH?

No ambiente de trabalho as máscaras podem ficar guardadas, RH?

A gente sabe que essa é uma das dúvidas mais corriqueiras que ocorrem nas empresas após a liberação da não-utilização de máscaras mesmo em ambientes fechados. A decisão foi tomada no mês anterior pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e neste artigo nós iremos esclarecer diversas questões sobre o assunto no meio corporativo.

Quando e por que o uso de máscaras deixou de ser obrigatório?

Foi no dia 17 de março que começou a valer a não-obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, sendo que em transportes públicos e unidades de saúde o uso continua sendo obrigatório.

Nas unidades de ensino a utilização é opcional, de acordo com o governador João Doria. A decisão foi tomada e divulgada para todo o Estado de São Paulo logo após as autoridades notarem uma melhora significativa e gradativa nos casos da Covid-19.

Isso significa que ninguém mais precisa das máscaras?

Nada disso! Caso apresente sintomas gripais, seja uma criança, adolescente, adulto ou idoso, o uso das máscaras continua sendo necessário. Isso vale também para os ambientes de trabalho, sabia?

Então, se você estava se questionando sobre, saiba que nos primeiros sintomas de gripe você deve voltar a utilizar as máscaras em todos os ambientes do seu trabalho.

Se algum colega de trabalho também apresenta sintomas gripais, fique esperto e coloque sua máscara imediatamente. Afinal, nós já aprendemos que o uso delas é uma das melhores formas de prevenir quaisquer doenças transmitidas pelo ar.

As empresas ainda podem exigir o uso das máscaras?

Essa é uma grande dúvida que ainda persiste entre os empregadores e colaboradores, mas não há uma única resposta. É necessário conversar com a equipe de supervisão ou Recursos Humanos e entender os motivos para que a sua empresa ainda esteja cobrando o uso delas.

Se este for o caso, recomendamos que converse com seus supervisores e proponha uma reunião para que os demais colaboradores também possam opinar sobre a questão.

social position
×

Clique na ajuda abaixo, você será direcionado(a) para nosso WhatsApp

×