SEGURO TRANSPORTE OS IMPACTOS PARA EMPRESAS QUE NÃO TÊM SEGURO DE TRANSPORTE

SEGURO TRANSPORTE OS IMPACTOS PARA EMPRESAS QUE NÃO TÊM SEGURO DE TRANSPORTE

Uma empresa que trabalha com transporte e distribuição de produtos deve respeitar todos os procedimentos necessários de deslocamento e tomar todas as medidas de segurança cabíveis para preservar a carga e fazer com que ela chegue ao seu destino em perfeito estado, além de garantir o bem-estar de seus colaboradores. Para que isso seja uma realidade, o seguro de transporte é obrigatório e essencial e, caso sua empresa ainda não tenha adquirido um seguro, é melhor contratar o quanto antes.

Além dos motivos citados acima, existem outros fatores que mostram o quão necessário é para uma empresa séria e comprometida com o seu negócio contratar um bom seguro de transporte.
Você já parou para pensar nas consequências de um suposto roubo de carga de um dos seus principais clientes?
Sua empresa estaria preparada para arcar com os prejuízos financeiros e jurídicos caso não esteja cumprindo com a obrigatoriedade estabelecida por lei em relação ao carregamento?
E como ficaria a imagem da sua empresa diante do mercado?
São perguntas que precisam ser respondidas se o objetivo é oferecer um serviço responsável e de qualidade.
Para ajudar você a entender melhor quais são os impactos para a empresa que não possui um seguro de transporte, reunimos algumas informações relevantes e atualizadas que mostram os tipos de problemas reais que sua empresa pode enfrentar e como um bom seguro de transporte, como o da Howden Harmonia, pode ajudar você. Continue a leitura e confira.

MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA O SEGURO E QUAIS SÃO AS SUAS COBERTURAS?

Bom, antes de falarmos sobre os tipos de riscos que sua empresa pode ter por negligenciar um seguro de transporte, é bom entender do que se trata este seguro e quais são suas coberturas. É importante entender que, para o proprietário da carga que contrata os seus serviços, é sua obrigação proteger a mercadoria contra riscos de perdas e danos durante o transporte. Segundo o Decreto de Lei n°61.867/1967, que regulamenta os seguros obrigatórios previstos no artigo 20 do Decreto de Lei n° 73/1966, pessoas jurídicas são obrigadas a segurar os bens ou mercadorias de sua propriedade contra riscos inerentes aos transportes ferroviários, rodoviários, aéreos e hidroviários quando objeto de transporte no território nacional. Ou seja, você precisa contratar uma apólice de seguro.

Além do fator jurídico, que já é suficiente para constatar a necessidade de contratar uma seguradora, através de uma corretora de seguros, é importante lembrar que o seguro tem como objetivo diminuir a exposição aos riscos e os impactos financeiros que uma suposta perda ou dano possa causar à sua empresa e ao cliente contratante. Porém, é importante avaliar a atuação dos diferentes tipos de seguros de acordo com o perfil da sua empresa, pois elas podem variar em relação a sua duração, dependendo do seu modo de contratação. Assim como qualquer outro tipo de seguro, o seguro de transporte oferece coberturas básicas e adicionais. Nas coberturas básicas constam: acidente, roubo, avaria e limpeza de pista. Inclusive, uma das principais vantagens da contratação de um seguro de transporte é a reposição da perda de acordo com as coberturas acordadas na apólice, o que pode reduzir ou até mesmo eliminar grandes prejuízos.

DADOS DE ROUBOS PREOCUPANTES

Agora que você sabe do que se trata o seguro de transporte e quais são as suas principais coberturas, você precisa saber como está o atual cenário brasileiro no setor de transportes terrestres.
Infelizmente, o transporte terrestre de cargas é um dos principais alvos do crime organizando. Durante a pandemia, houve uma alta nos preços de produtos de diversos segmentos, o que acabou chamando a atenção do crime organizado e transformou as cargas em alvos de roubo. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o setor vem sofrendo em média 500 ocorrências de desvios de cargas seguidos de roubo por dia, um número altíssimo que causou um aumento na procura de empresas que prestam serviços de Gerenciamento de Risco.
“Na Howden Harmonia, o cliente, além de proteger a sua carga com o Seguro Transporte, conta com uma equipe especializada para elaborar o plano ideal de gerenciamento de risco, além da qualificação e orientação na escolha da melhor gerenciadora para a sua empresa”, comenta Sergio Oliveira, diretor de transportes da Howden Harmonia.
Diante dessa realidade, o que as empresas precisam fazer é manter investimentos que evitam não só a perda da carga, como também a recuperação dela após o roubo. Hoje, o Brasil é um dos países que mais sofrem com a insegurança do transporte, sendo o sétimo colocado no ranking realizado pelo Reino Unido, contando com 57 países em seu levantamento de dados. Pois é, os números são assustadores e fica cada vez mais evidente que um bom seguro de transporte é mais do que necessário. Para reforçar ainda mais essa urgência, vamos ver no próximo tópico quais são os principais danos gerados pelo roubo de cargas.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS DANOS GERADOS NO ROUBO DE CARGAS

O roubo de cargas causa efeitos drásticos de diferentes formas, pois o produto perdido da empresa compradora será exclusivamente responsabilidade da sua empresa. Vamos destacar os três principais danos que resultam em consequências terríveis na falta de um bom seguro de transporte, confira:

– O problema econômico da empresa: será que a sua empresa está pronta para lidar com prejuízos financeiros de alto valor? Se a carga do cliente que contratou o seu serviço de entrega ou distribuição for roubada, muito provavelmente você terá de arcar com uma multa, sem contar que corre o risco de perder o cliente também. Sem dúvidas, um prejuízo que pode ser irreversível para muitas empresas, dependendo da sua proporção.

– O problema jurídico: não bastasse o prejuízo financeiro, é necessário lidar com as questões jurídicas. Uma vez contratada para ser a distribuidora ou transportadora de um cliente, sua empresa automaticamente se torna a responsável da carga durante a movimentação e, caso haja um roubo, este cliente pode levar a situação a um processo por conta do prejuízo que sofreu sob os cuidados da sua empresa. Se a sua empresa não possuir um seguro de transporte que cubra os prejuízos ou não tomar as medidas de segurança condizentes com os riscos da operação contratada e isso for levado à justiça, os danos serão ainda maiores.
– O problema da reputação da sua empresa: com certeza, todas essas consequências vão afetar a imagem e reputação da sua empresa. A perda de clientes é quase inevitável e o nome da sua empresa provavelmente será manchada diante do mercado, sendo reconhecida como uma empresa que não zela pela segurança e cuidado das cargas de seus clientes, o que é evidenciado pela negligência do não cumprimento da lei que exige a contratação do seguro transporte.

NÃO CORRA RISCOS, CONTE COM NOSSAS SOLUÇÕES!

Depois de tudo o que foi apresentado, podemos concluir que não vale a pena correr tantos riscos e colocar a sua empresa em cheque, não é mesmo? Para evitar todos estes problemas, você pode contar com os serviços da Howden Harmonia, uma empresa global de consultoria de seguros, com uma equipe de especialistas preparada para oferecer as melhores soluções de acordo com as necessidades do seu negócio. Preserve a imagem da sua empresa e ofereça um serviço de qualidade aos seus clientes. Entre em contato conosco e saiba mais: info@howdenharmonia.com.br

social position
×

Clique na ajuda abaixo, você será direcionado(a) para nosso WhatsApp

×